IBIRITÉ 40 ANOS EM 4: entre criticas e elogios positivadas na liberdade de expressão e manifestação do pensamento

IBIRITÉ 40 ANOS EM 4: entre criticas e elogios positivadas na liberdade de expressão e manifestação do pensamento

O trabalho acadêmico intitulado “IBIRITÉ 40 ANOS EM 4: Entre críticas e elogios no contexto da liberdade de expressão e manifestação do pensamento” analisa o discurso proferido pelo prefeito Dinis Pinheiro durante a Reunião Ordinária de 10 de fevereiro de 2025, em que destacou a evolução da cidade de Ibirité, sustentando que o município teria avançado o equivalente a quatro décadas em quatro anos. O estudo enfatiza três pilares centrais mencionados na fala do chefe do Executivo: equilíbrio financeiro, modernização da gestão e desenvolvimento municipal. Entre as medidas citadas, destaca-se a redução de 25% do próprio salário do prefeito e o redesenho estratégico da estrutura administrativa como parte do plano de eficiência e otimização da gestão pública.  

Em contrapartida, a pesquisa também considera declarações do candidato ao cargo de prefeito no pleito de 2024, Agnaldo Timóteo Pereira Lirio, representante do Partido da Causa Operária (PCO). Em uma entrevista concedida a um podcast no dia 11 de fevereiro de 2025, ele criticou a condução da administração municipal e argumentou que a família Pinheiro foi responsável pela implementação da terceirização no município.  

O estudo evidencia a dualidade de narrativas e interpretações sobre os impactos da atual gestão, promovendo uma reflexão sobre as diferentes perspectivas no debate político local.  

A pesquisa foi conduzida com base em uma abordagem exploratória, utilizando métodos qualitativos e quantitativos, incluindo pesquisa bibliográfica, análise de publicações acadêmicas e de cadernos de resumos científicos, além de artigos jornalísticos, decisões da justiça especializada, dissertações e artigos técnicos, além do levantamento legislativo e jurisprudencial.  

Com essa abordagem, o estudo busca fornecer uma análise criteriosa e fundamentada dos argumentos apresentados, contribuindo para o debate público sobre a governança municipal e o papel da liberdade de expressão na política local.  

OBS.: Acesseo o Artigo em Anexo

Files