Dinisinho, filho de Dinis Pinheiro, filia-se ao Republicanos e desponta como possível candidato à Prefeitura de Ibirité nas próximas eleições

Dinisinho, herdeiro político, surge como nova liderança em Ibirité para as eleições municipais

Dinisinho, filho de Dinis Pinheiro, filia-se ao Republicanos e desponta como possível candidato à Prefeitura de Ibirité nas próximas eleições

Ontem, no dia 29 de maio, ocorreu um evento significativo no Clube Itapoã, em Ibirité. Dinis Samuel Moreira Pinheiro, conhecido carinhosamente como Dinisinho, oficializou sua filiação ao partido Republicano. A decisão despertou o interesse da população local, que vê em Dinisinho a esperança de um novo rumo para o município.

Dinisinho é filho de Dinis Pinheiro, político renomado que teve uma carreira de destaque na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ocupando a presidência do colegiado de presidentes das assembleias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele também assumiu interinamente o governo de Minas Gerais em 2012, substituindo o então governador Antônio Anastasia. Nas eleições ao Senado Federal, alcançou o terceiro lugar, superando até mesmo a ex-presidente Dilma Rousseff, que liderava as pesquisas na época.

É importante ressaltar que a maioria das escolas, senão todas, foram construídas durante as gestões da família Pinheiro. O único hospital da cidade, bem como todas as Unidades Básicas de Saúde e farmácias populares, também foram resultados de suas ações. Além disso, as ruas da cidade foram asfaltadas sob sua liderança. Ibirité também possui uma faculdade gratuita, escolas técnicas e um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, que foram construídos também ao longo dos mandatos dos Pinheiros, além do 48º Batalhão da Polícia Militar e várias viaturas policiais sendo indicadas por eles.

Por outro lado, o atual prefeito, William Parreira, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em primeira e segunda instância. Sua gestão tem sido marcada pela inércia, sem nenhuma obra relevante realizada em Ibirité. Além disso, a Câmara Municipal, em sua maioria, é vista como submissa aos desmandos do prefeito.

Com as eleições municipais se aproximando no próximo ano, dois nomes ganham destaque como possíveis candidatos para liderar a administração de Ibirité: Dinisinho e Daniel Belmiro. Dinisinho, devido à sua postura, caráter, simplicidade e, acima de tudo, conhecimento apurado como gestor público, desponta como uma opção promissora. Daniel Belmiro, por sua vez, acumula mais de cinco mandatos como vereador de Ibirité, tendo sido presidente da Câmara por dois mandatos consecutivos. Ele também assumiu interinamente a prefeitura o qual conseguiu administrar de forma honrosa durante o período que esteve a frente da Administração Pública, após a cassação de William Parreira. Além disso, como Presidente da Câmara, conseguiu enxugar os cofres públicos e construiu uma sede própria da Câmara Municipal de Ibirité.

A filiação de Dinisinho ao Republicanos, um partido que defende os princípios da soberania e participação popular, aumentou a confiança de muitos moradores de Ibirité em relação ao futuro do município. A expectativa é que a cidade possa retomar o caminho do desenvolvimento, focando na saúde e na educação, a partir das próximas eleições municipais.

A disputa eleitoral promete ser acirrada, e a população aguarda ansiosa por propostas concretas que possam trazer melhorias significativas para Ibirité. Resta esperar para ver qual caminho a cidade seguirá nos próximos anos.