Ibirité perde agência do INSS devido a má gestão municipal

População terá que se deslocar para Sarzedo ou Belo Horizonte para serviços previdenciários

Ibirité perde agência do INSS devido a má gestão municipal

Ibirité, Minas Gerais - A cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, enfrenta uma situação delicada após o fechamento de sua agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A agência, que fora instalada na gestão dos Pinheiros, era fundamental para os cidadãos locais acessarem uma série de benefícios previdenciários. O INSS é responsável pela administração de recursos como aposentadoria, 13º salário para aposentados e pensionistas, auxílio-acidente, auxílio-doença, entre outros.

Os serviços oferecidos pelo INSS em Ibirité eram essenciais para a comunidade, que dependia do acesso à previdência social. Diariamente, milhares de pessoas se dirigiam à agência para dar entrada na aposentadoria, realizar consultas, ou solicitar o pagamento de benefícios específicos, como o auxílio-reclusão, pensão por morte, PIS, entre outros.

Entretanto, a situação tomou um rumo crítico devido à má gestão do prefeito William Parreira, que, em seu final de mandato turbulento, não conseguiu manter a agência em funcionamento. A única contrapartida para a existência da agência na cidade era o pagamento do aluguel, e pelo menos três funcionários públicos eram cedidos pela prefeitura para trabalhar na agência do INSS.

A cassação de William Parreira pelo TRE/MG nas duas instâncias agravou a situação, demonstrando sua ineficácia como gestor municipal. Com o fechamento da agência do INSS, a população de Ibirité agora enfrenta o desafio de se deslocar para Sarzedo ou Belo Horizonte a fim de acessar os serviços previdenciários necessários. Importante destacar que não há ônibus gratuitos para realizar esse deslocamento, o que torna a situação ainda mais complicada para os cidadãos que dependem dos serviços do INSS.

É fundamental que os moradores de Ibirité se lembrem dessa situação nas próximas eleições municipais, pois somente seu voto poderá mudar esse quadro e levar a cidade de volta ao desenvolvimento. O acesso aos serviços previdenciários é um direito fundamental dos cidadãos, e é responsabilidade das autoridades locais garantir essa disponibilidade para a população. O fechamento da agência do INSS em Ibirité serve como um alerta para a importância de escolher líderes comprometidos com o bem-estar da comunidade.