Prefeito de Ibirité anuncia construção de unidades habitacionais, mas projeto é parte de iniciativa federal

Prefeito de Ibirité anuncia construção de unidades habitacionais como feito de sua administração, mas projeto é parte de iniciativa federal, gerando críticas e pedidos de esclarecimentos.

Prefeito de Ibirité anuncia construção de unidades habitacionais, mas projeto é parte de iniciativa federal

Ibirité, 24 de novembro de 2023 - Recentemente o Prefeito de Ibirité, William Parreira, que já foi cassado nas duas instâncias do TRE/MG e aliviado pelo TSE em Brasília, usou suas redes sociais para anunciar com grande entusiasmo a construção de 500 unidades habitacionais na cidade como um grande feito de sua administração. No entanto, uma investigação minuciosa revelou que este projeto não é uma conquista exclusiva da gestão municipal, mas sim parte de uma iniciativa federal.

A verdadeira origem deste ambicioso projeto de habitação remonta ao Ministério das Cidades, que emitiu a Portaria MCID Nº 1.482 em 21 de novembro de 2023. Este documento estabelece a construção de 16 mil novas unidades habitacionais em Minas Gerais, como parte do renovado programa "Minha Casa Minha Vida".

Ibirité foi incluída na lista de cidades beneficiadas com 500 dessas unidades, sob a condição de que a administração municipal cumpra os prazos estabelecidos para a entrega da documentação necessária e a realização das obras. Essa inclusão representa uma oportunidade significativa para a cidade, oferecendo moradia acessível para muitos de seus cidadãos.

As unidades habitacionais propostas para Ibirité serão divididas em três empreendimentos: Jardim Rosário 1 (com 192 unidades), Jardim Rosário 2 (com 192 unidades) e Jardim Rosário 3 (com 116 unidades). A execução desses projetos ficará a cargo da Construtora Conata Engenharia Ltda (CNPJ 01.535.369/0001-61),no setor de construção civil.

A descoberta de que o anúncio do prefeito não reflete totalmente a realidade e é, na verdade, uma apropriação indevida de um projeto federal suscitou críticas e pedidos de esclarecimentos por parte da população de Ibirité. Os cidadãos agora esperam uma resposta transparente do Prefeito Parreira e um compromisso renovado com a verdade e a integridade na comunicação de iniciativas públicas.

Este episódio também levanta questões sobre a comunicação governamental e a importância de informar corretamente os cidadãos sobre a origem e o escopo de projetos que impactam suas vidas. O debate sobre como as conquistas e iniciativas são comunicadas e atribuídas aos governantes continua a ser um tema relevante para a transparência e a prestação de contas no serviço público.