Documentário denuncia a precária situação da educação em comunidades ribeirinhas

Filme "Um Norte para a Educação" revela a realidade e busca conscientizar sobre a falta de recursos e oportunidades nessas regiões

Documentário denuncia a precária situação da educação em comunidades ribeirinhas

Um documentário intitulado "Um Norte para a Educação" está prestes a ser lançado, expondo as condições precárias da educação em comunidades ribeirinhas no Pará e Amapá. Produzido pela jornalista e missionária da Jocum (Jovens Com Uma Missão), Isabela Ribeiro, o filme busca conscientizar o público sobre as necessidades urgentes dessas regiões e destacar os potenciais que estão sendo negligenciados.

Ao se deparar com a realidade enfrentada pelos moradores locais, como escolas fechadas devido à falta de investimentos, escassez de merenda escolar, transporte limitado e falta de espaços adequados para atividades extracurriculares, Isabela Ribeiro decidiu compartilhar essas histórias por meio do documentário.

O documentário apresenta as vozes e histórias dos próprios moradores, como o relato de Sara, uma adolescente que enfrentou relacionamentos abusivos e uma gravidez precoce. Por meio dessas narrativas, Isabela expõe as lacunas educacionais que afetam todas as áreas da vida dessas comunidades, limitando suas perspectivas de futuro e contribuindo para problemas sociais.

O objetivo do documentário é ampliar a discussão sobre a região Norte do Brasil, que muitas vezes é estereotipada como apenas floresta e povos indígenas. Isabela espera que a produção seja uma ferramenta de transformação, despertando a consciência das pessoas para a importância da educação como meio de mudança e crescimento pessoal.

Após enfrentar desafios e lidar com a perda de pessoas queridas envolvidas no projeto, como Antônio Medeiros, vítima da COVID-19, e Jaque, uma das missionárias que iniciou o projeto, o documentário está em fase de finalização. O lançamento está previsto para o início do segundo semestre, podendo ocorrer online devido às restrições impostas pela pandemia.

Para apoiar o projeto e obter mais informações, os interessados podem acessar o site da JOCUM em www.jocum.org.br e contribuir para a campanha online criada para a finalização do documentário. Essa é uma oportunidade de fazer parte de um projeto que pode ter um impacto positivo e duradouro na realidade das comunidades ribeirinhas.