Educação Inovadora em Foco: O Sucesso da Robótica na Escola Sandoval Soares de Azevedo

Governador Romeu Zema e secretário Igor de Alvarenga visitam escola em Ibirité destacando projeto de robótica reconhecido nacionalmente e investimento na educação de Minas Gerais, acompanhados do Deputado Federal Pinheirinho e da Deputada Estadual Ione Pinheiro

Educação Inovadora em Foco: O Sucesso da Robótica na Escola Sandoval Soares de Azevedo

Ibirité, 4 de Março — Em uma visita marcante à Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, testemunharam o impacto transformador do ensino de robótica. Este centro de aprendizagem, que faz parte da Fundação Helena Antipoff (FHA), tornou-se um modelo de excelência educacional, especialmente destacado por seu laboratório de robótica educacional.

O laboratório, que foi estabelecido com um investimento governamental de cerca de R$ 160 mil, oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver projetos inovadores. Esses projetos não apenas despertam o interesse dos alunos pelas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também os levaram a conquistar diversos prêmios nacionais.

Romeu Zema, o governador, expressou seu entusiasmo pelo projeto, ressaltando a importância do aumento dos investimentos em educação. "Queremos que os alunos venham à escola para aprender. A robótica em Ibirité é um exemplo de como a gestão disciplinada pode alcançar resultados significativos, contribuindo para o futuro de nossos jovens", afirmou Zema.

O projeto de robótica atende atualmente cerca de 200 alunos do ensino médio, organizados em equipes. A iniciativa tem como objetivo não apenas manter os alunos engajados na escola, mas também prepará-los para as profissões do futuro. Vicente Tarley Ferreira Alvez, presidente da FHA, destacou a robótica como um meio de inserir os adolescentes na realidade tecnológica e estimular o interesse por profissões que serão altamente demandadas.

Os sucessos do programa não se limitam ao aprendizado em sala de aula. As equipes de robótica da FHA têm se destacado em competições, como a UFMG Jovem, a Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), e até mesmo a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), onde alunos como João Vitor e Artur Gomes receberam o 1º lugar geral na categoria Ciências Exatas e da Terra, além de uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

Essas conquistas sublinham o valor da educação prática e da participação em competições científicas e tecnológicas, formando alunos proativos e responsáveis pelo próprio aprendizado. A Escola Sandoval Soares de Azevedo, com seu foco na robótica educacional, exemplifica como o investimento na educação e a adoção de metodologias inovadoras podem preparar os jovens para os desafios do futuro e fortalecer o sistema educacional do estado de Minas Gerais.