Previsão aponta formação do El Niño e impactos no clima brasileiro

Alerta climático: Pesquisadores preveem formação do El Niño e suas consequências para o clima brasileiro

Previsão aponta formação do El Niño e impactos no clima brasileiro

Pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam a possível formação do fenômeno El Niño nos próximos meses, trazendo consigo consequências para o clima do Brasil. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico e pode desencadear mudanças significativas nos padrões de chuvas e temperaturas.

Caio Coelho, pesquisador do CPTEC/Inpe, detalha os indícios da formação do El Niño, observando o aumento das temperaturas na superfície dos oceanos próximos à costa oeste da América do Sul desde fevereiro. Esses sinais sugerem o início do desenvolvimento do fenômeno, com estimativas de 60% de chances de sua ocorrência.

Caso as previsões do CPTEC/Inpe se confirmem, é esperado um período de estiagem em partes das regiões Norte e Nordeste do Brasil. No entanto, o pesquisador ressalta que não se pode descartar a possibilidade de algumas áreas da faixa leste do Nordeste ainda receberem chuvas importantes, pois estarão passando pelo seu período chuvoso regular.

Por outro lado, há a perspectiva de um volume expressivo de chuvas na região Sul. Coelho explica que essa região apresenta um regime de chuvas mais homogêneo ao longo do ano e, durante o verão, é comum a ocorrência de tempestades. Com o possível desenvolvimento do El Niño, existem chances de volumes significativos de chuva em junho e julho.

De acordo com o CPTEC/Inpe, as condições do El Niño devem persistir até o final de 2023. No entanto, Coelho alerta que, no período atual, a previsibilidade do El Niño é menor devido à "barreira de previsibilidade da primavera" no hemisfério norte. Esse período é caracterizado por uma menor capacidade preditiva das previsões do fenômeno El Niño, resultando em maior incerteza em comparação com as previsões feitas após esse período.

Com base nessas previsões, é fundamental que autoridades, agricultores e população em geral estejam atentos aos possíveis impactos do El Niño no clima brasileiro nos próximos meses. Monitorar de perto as condições climáticas locais e estar preparado para as variações é essencial para lidar de maneira adequada com as possíveis consequências desse fenômeno global.